Em janeiro de 1956 foi fundada a empresa Transcol em Uberlândia, pelo fazendeiro José Rodrigues da Cunha. A cidade cresceu e encontrou na empresa o apoio necessário para esse desenvolvimento, e esta se fortaleceu para acompanhar as exigências da cidade.
Em 1957, a Transporte Coletivo Uberlândia já era uma iniciativa bem sucedida e consolidada, com uma eficiente atuação nos serviços coletivos de Uberlândia e com uma infraestrutura que já permitia investir em novos empreendimentos. Era a vez de alcançar outras cidades e se estender a elas, com o padrão de serviço que toda Uberlândia já respeitava. Adquiriu-se então a primeira linha interurbana para Canápolis e a experiência mostrou-se perfeitamente válida. Alguns meses depois, era a oportunidade de levar a Transcol até Tupaciguara e Ituiutaba.
Já a Viação Platina nasceu em 28 de maio de 1968, em Uberaba, sendo adquirida pela Transcol no ano de 2000. Foi em 2003, com a venda da Transcol para um grupo de empresários do sul, que assumiu o setor urbano da empresa, que parte da família de José Rodrigues da Cunha permaneceu com os setores rodoviários e de fretamento, somando as linhas das duas empresas, dessa maneira foi adotado definitivamente o nome Viação Platina Ltda. para aquela que hoje atende os serviços de transportes rodoviário nas cidades de: Uberlândia, Monte Alegre, Trevão, Canápolis, Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada de Minas, Ipiaçu, Santa Vitória, Chaveslândia, Tupaciguara, Itumbiara, Cachoeira Dourada de Goiás, Almerindonópolis, Inaciolândia, Gouvelândia, Quirinópolis, Paranaiguara, São Simão, Caçu, Buriti Alegre, Morrinhos, Caldas Novas, Uberaba, Araxá, Campos Altos, São Gotardo, Rio Paranaíba, Carmo Paranaíba. A Viação Platina também presta serviços de turismo e fretamento para algumas empresas como: BRF Foods (Sadia), Cargill e Louis Dreyfus.